O Detroit Lions tem hoje uma grande oportunidade de vencer jogos consecutivos pela primeira vez desde as Semanas 4 e 5, ao mesmo tempo impedindo que o Los Angeles Rams, o cabeça de chave nº 1 da NFC, garanta uma vaga nos playoffs. É um confronto importante para as esperanças de Detroit na divisão e nos playoffs.
Aqui estão cinco coisas para ficar de olho no confronto deste domingo:
1. Enfrentando outra grande dupla de WR
São duas semanas seguidas que a defesa de Detroit precisa enfrentar uma dupla dinâmica de recebedores. Na semana passada foram CeeDee Lamb e George Pickens, de Dallas. Nesta semana, são Puka Nacua e Davante Adams, que combinam para 149 recepções, 1.904 jardas recebidas e 20 touchdowns na temporada. Adams tem 14 touchdowns sozinho, liderando a NFL nesta temporada.
Os Rams lideram a NFL com 50 recepções de 20 ou mais jardas no ano, e o Quarterback Matthew Stafford, que está na briga pelo prêmio de MVP, com 35 passes para touchdown e apenas quatro interceptações, dará a Nacua e Adams amplas oportunidades de fazer jogadas em bolas contestadas ao longo da partida.
Stafford é um Quarterback veterano que sabe exatamente onde quer ir com a bola e tem força e precisão no braço para colocá-la em qualquer parte do campo.
Caberá a D.J. Reed, Amik Robertson e ao restante da secundária e linebackers de Detroit tentar conter Nacua e Adams. Outra boa atuação do pass rush, como vimos na semana passada contra Dallas, ajudaria bastante.
2. Colocando a bola nas mãos de Jahmyr Gibbs
Os Rams têm a 11ª melhor defesa contra o jogo terrestre da liga, permitindo em média 103,5 jardas por jogo. Detroit tem o 5º melhor ataque terrestre, liderado por Gibbs, que é o quinto na NFL com 1.052 jardas corridas. Seus 13 touchdowns terrestres são o segundo maior número da liga.
Os Lions também têm encontrado outras maneiras de colocar a bola nas mãos de Gibbs além de simplesmente entregá-la para ele correr. Desde que o time perdeu o Tight End Sam LaPorta por uma lesão nas costas na Semana 10, Detroit tem buscado outra arma confiável no jogo aéreo. Nos últimos quatro jogos sem LaPorta, Gibbs foi alvo 31 vezes e registrou 26 recepções para 247 jardas e um touchdown. Gibbs tem um recorde pessoal de 58 recepções com quatro jogos restantes e já teve quatro partidas nesta temporada com pelo menos 75 jardas recebidas.
"Ele certamente tem preenchido parte desses alvos e recepções para nós, e ele pode fazer tanto" disse o técnico Dan Campbell. "E é como se ele estivesse apenas arranhando a superfície da habilidade dele como corredor de rotas e do que pode fazer saindo do backfield. É empolgante e talvez continuemos a fazer ainda mais com ele."
3. Matthew Stafford contra o blitz
Os Lions não são um time que usa blitz com muita frequência, mas tanto o número de blitzes (115) quanto a porcentagem de blitzes (23,5%) estão na metade superior da liga. O coordenador defensivo Kelvin Sheppard precisa garantir que, quando trouxer pressão extra hoje, ela chegue ao Quarterback ou pelo menos tire Stafford da sua posição ideal.
Stafford lidera a NFL com um rating de 121,8 quando recebe blitz nesta temporada, com 22 touchdowns e zero interceptações. Ele foi sacado apenas oito vezes quando sofreu blitz. Os Lions conseguirão pressão consistente apenas com a linha defensiva, permitindo que a defesa jogue em cobertura e limite as oportunidades de Stafford no jogo aéreo? Eles tiveram 19 pressões totais e 5 sacks na semana passada contra Dallas, ajudando Al-Quadin Muhammad a vencer o prêmio de Jogador Defensivo da Semana na NFC após uma noite de 3 sacks. Eles vão buscar algo semelhante esta semana contra um ataque dos Rams que permitiu o menor número de sacks na NFL nesta temporada (17).
4. Protegendo Jared Goff
A defesa dos Rams é a terceira melhor da NFL em pontos permitidos (17,5), segunda em aproveitamento na redzone (42,5) e quinta em turnovers forçados (21). Muitos desses números são resultado direto da habilidade e do caos criado pela forte linha defensiva de Los Angeles. Os Rams já somam 36 sacks no ano, sexto maior número da liga, mesmo utilizando blitz em apenas 18,8% das jogadas, terceira menor taxa da NFL.
Byron Young lidera os Rams com 11 sacks, Jared Verse contribuiu com 6 e Kobie Turner adicionou 4,5.
"A linha defensiva deles é realmente muito boa", disse Goff esta semana. "Eles pressionam muito, e a nossa linha ofensiva está pronta para o desafio, está mesmo, mas essa linha deles vem sendo construída há alguns anos e está começando a se consolidar agora."
5. Três seguidas para Jamo?
Após não receber nenhum passe na vitória de Detroit sobre os Giants em 23 de novembro na prorrogação, o Wide Receiver Jameson Williams somou 14 recepções para 240 jardas e um touchdown nos últimos dois jogos contra Green Bay e Dallas.
Williams está perto de sua segunda temporada consecutiva com 1.000 jardas e a confiança entre ele e Goff parece ter dado um grande salto nas últimas semanas, começando no Thanksgiving contra os Packers, quando os Lions perderam o Wide Receiver All-Pro Amon-Ra St. Brown no primeiro quarto por causa de uma lesão no tornozelo. Williams tem feito jogadas em todo o campo, com dois jogos consecutivos registrando sete recepções.
"A maneira como ele trabalha, como ele quer melhorar, como quer saber o que pode fazer melhor", disse Goff sobre Williams. "E então ele aparece nos domingos como tem aparecido nas últimas semanas. É como ter o St. Brown lá fora, é como: quem mais você gostaria de ter como recebedor fazendo aquelas jogadas no fim do jogo? Sou sortudo de ter os dois e ele está jogando muito bem agora."




