É hora da decisão para o Detroit Lions neste domingo no Ford Field, já que a equipe precisa vencer seus três jogos restantes, começando pelo confronto desta tarde contra o Pittsburgh Steelers, e contar com um pouco de ajuda pelo caminho para se classificar aos playoffs da NFC pela terceira temporada consecutiva.
Aqui estão cinco coisas para observar no confronto deste domingo:
1. Defesa na red zone
Aproveitar as oportunidades de pontuação e transformar visitas à red zone em sete pontos, e não três, é sempre um fator importante para vencer ou perder toda semana na NFL. Nesta semana, isso é particularmente importante ao analisar o confronto de domingo entre Lions e Steelers.
Pittsburgh ocupa a 27ª posição da NFL em ataque total, mas é o 13º em pontos marcados. O Steelers é um dos melhores ataques da liga na red zone, convertendo entradas dentro da linha de 20 jardas do adversário em touchdowns em 66,7% das vezes, o terceiro melhor índice da liga. O ataque de Detroit é o segundo, com 67,9%.
A defesa de Detroit está permitindo touchdowns na red zone em 61,7% das oportunidades, o que a coloca na 23ª posição. Essa é uma área em que a defesa comandada pelo Coordenador Defensivo Kelvin Sheppard precisa apertar mais e ser melhor nesta tarde. As 42 visitas de Pittsburgh à red zone ocupam apenas a 20ª posição da liga, mas quando chegam lá, eles aproveitam e marcam touchdowns.
2. Carregadas dos Running Backs
Detroit é o quinto melhor time terrestre da NFL nesta temporada, com média de 131,1 jardas por jogo, mas isso não tem sido tão consistente quanto provavelmente gostariam semana após semana. Em cinco das seis derrotas de Detroit, a equipe não conseguiu correr para 100 jardas. Apenas uma vez nesta temporada Detroit correu para pelo menos 100 jardas e perdeu um jogo (Green Bay no Thanksgiving; 119). Nas oito vitórias, Detroit tem média de 170,5 jardas terrestres. Nas seis derrotas, esse número cai para 78,6.
Jahmyr Gibbs é um dos talentos mais explosivos da NFL, com capacidade de marcar toda vez que toca na bola, mas o jogo terrestre de Detroit tem sido um dos melhores da liga nas últimas três temporadas porque conta com uma dupla forte, incluindo o veterano David Montgomery.
Montgomery teve carregadas em dois dígitos em sete dos primeiros nove jogos de Detroit, mas não alcançou 10 tentativas de corrida em nenhum dos últimos cinco jogos da equipe, três deles derrotas. O Head Coach dos Lions, Dan Campbell, disse nesta semana que está buscando mais maneiras de envolver Montgomery.
"É algo em que penso bastante, como fazer todos eles se envolverem", disse Campbell. "Ele é um daqueles caras que, quando todos estão envolvidos, nós simplesmente somos melhores. Somos um ataque melhor. Onde conseguimos toques para ele? Onde encontramos essas oportunidades? Então, sim, eu penso bastante nele."
3. Marcar DK Metcalf
A defesa de Detroit enfrentou alguns dos principais recebedores da liga nas últimas duas semanas em Puka Nacua (9 recepções, 181 jardas) e CeeDee Lamb (6, 121). Neste domingo, eles encaram mais um em DK Metcalf, do Pittsburgh, que é uma presença grande e física no jogo aéreo dos Steelers.
Campbell disse nesta semana que ele e Sheppard conversaram sobre algumas ideias de como ajudar mais seus Cornerbacks e não os deixar tão expostos quanto nas semanas anteriores. Será interessante ver como isso vai se desenhar.
"Temos princípios e coisas centrais que já fizemos no passado, algumas coisas que vamos meio que intercalar, algumas mudanças de técnica, coisas assim", disse Sheppard nesta semana. "Mas não vai ser uma mudança total, e não vamos aparecer no domingo parecendo algo completamente diferente. Não é esse o caso. Ainda vamos ser um grupo duro, agressivo, maldoso, atacando a bola, finalizando as jogadas. São apenas algumas coisas esquemáticas em que sinto que é hora de ajudar um pouco mais esses caras do que tenho feito até agora como coordenador."
Detroit permitiu o maior número de jardas aéreas da NFL no último mês (1.315), uma média de 328,8 por jogo, com 2,25 touchdowns de passe cedidos por partida.
O Quarterback Aaron Rodgers e os Steelers têm média de 242,4 jardas aéreas por jogo, o que ocupa a 27ª posição, mas os torcedores dos Lions conhecem bem o que Rodgers é capaz de fazer, mesmo aos 42 anos, especialmente no Ford Field, onde ele teve alguns momentos icônicos ao longo dos anos.
4. A batalha dos turnovers
Os Lions fizeram um ótimo trabalho cuidando da bola durante toda a temporada. O Quarterback Jared Goff tem apenas cinco interceptações no ano e possui a segunda melhor porcentagem de interceptações da NFL (1,1%).
Mas, como já falamos anteriormente sobre o ataque de Pittsburgh, a diferença entre a defesa total dos Steelers (363,3), que ocupa a 28ª posição, e a defesa contra pontos (23,3), que é a 18ª, é significativa e pode ser explicada em parte pelo fato de o Steelers ser muito bom em forçar turnovers. Eles ocupam a terceira posição da liga com 24. Doze deles são fumbles forçados e recuperações de fumble, o maior número da NFL. É algo de que os carregadores de bola de Detroit precisarão estar atentos hoje.
5. Personnel 13
Os Rams tiveram sucesso na semana passada utilizando personnel 13 (um Running Back e três Tight Ends) contra os Lions, usando essa formação em 43 jogadas enquanto acumulavam 159 jardas terrestres (média de 5,5) e 519 jardas totais. Eles tiveram uma taxa de sucesso superior a 70% a partir desse agrupamento de personnel.
O Steelers é o segundo time que mais utiliza personnel 13 nesta temporada, atrás apenas dos Rams.
"Acho que ver isso na prática foi provavelmente uma das melhores coisas para se preparar para este jogo, já que acabamos de sair de um jogo inteiro contra isso", disse Campbell nesta semana. "Acho que podemos ajudá-los um pouco aqui, acho que ter visto isso na semana passada é grande, e acho que focamos nesses caras e em suas chaves, cara. Os olhos deles, onde seus olhos devem estar, qual é o seu encaixe? Tudo isso vai ajudar."




